sábado, 28 de março de 2009

Será o Fim das Rolhas?

A escassez da cortiça, matéria prima usada para fazer as tradicionais rolhas que vedam os vinhos, está ajudando a encarecer o preço final dos vinhos, o que está dando força a um outro tipo de instrumento de vedação, a rosca metálica.

A embalagem sempre foi vista como meia-boca pelos apreciadores de vinhos, estigmatizando os vinhos que a usam para lacrar o produto.

De cara, uma série de tradições são quebradas ao usar esse tipo de embalagem. Usar aquele abridor que custou uma fortuna para abrir o vinho, sentir o aroma da cortiça após abrir o vinho e antes de degustá-lo e até colecionar as rolhas que algum dia lacraram os vinhos que consumimos em momentos especiais.

Os vinhos australianos têm usado e abusado do recurso para lacrar os seus vinhos. Esse recurso aliás é muito bem vindo em países litorâneos onde o povo é chegado a uma praia, isso devido a praticidade que a rosca metálica proporciona.

Para vinhos jovens, essa alternativa pode até funcionar, mas para vinhos que precisam envelhecer para ser consumidos, dificilmente essa embalagem vai colar.

Uma alternativa a isso é emular a rolha de cortiça com material sintético, como têm feito alguns produtores argentinos.

É esperar pra ver e torcer que a tradição não se perca.

2 comentários:

Unknown disse...

Estive por aqui em visita ao seu
blog!!

Vanessa disse...

Rolhas de material sintético, como a do Galiotto, são mto difíceis de retirar...