sábado, 28 de março de 2009

Será o Fim das Rolhas?

A escassez da cortiça, matéria prima usada para fazer as tradicionais rolhas que vedam os vinhos, está ajudando a encarecer o preço final dos vinhos, o que está dando força a um outro tipo de instrumento de vedação, a rosca metálica.

A embalagem sempre foi vista como meia-boca pelos apreciadores de vinhos, estigmatizando os vinhos que a usam para lacrar o produto.

De cara, uma série de tradições são quebradas ao usar esse tipo de embalagem. Usar aquele abridor que custou uma fortuna para abrir o vinho, sentir o aroma da cortiça após abrir o vinho e antes de degustá-lo e até colecionar as rolhas que algum dia lacraram os vinhos que consumimos em momentos especiais.

Os vinhos australianos têm usado e abusado do recurso para lacrar os seus vinhos. Esse recurso aliás é muito bem vindo em países litorâneos onde o povo é chegado a uma praia, isso devido a praticidade que a rosca metálica proporciona.

Para vinhos jovens, essa alternativa pode até funcionar, mas para vinhos que precisam envelhecer para ser consumidos, dificilmente essa embalagem vai colar.

Uma alternativa a isso é emular a rolha de cortiça com material sintético, como têm feito alguns produtores argentinos.

É esperar pra ver e torcer que a tradição não se perca.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Exótico e interessante


Vinho: Caracter
Tipo: Branco
Uva: Chardonnay
País: Argentina
Classificação: ***

Já bebeu algum vinho com sabor de abacaxi? E com gosto de mel? E frutas cítricas? Esse vinho possui um pouco de cada um desses sabores. É seco e gostoso.

Possui um curioso sabor doce, com leves toques de banana, após a degustação, depois de sair da boca.

Que não está acostumados com vinhos amargos vai estranhar um pouco, já que as frutas doces que permeiam o gosto desse vinho acaba contrastando com o tipo do mesmo que é seco.

Vale a pena pela curiosidade, não é nada demais, mas consegue proporcionar prazer à ao degustador. É um vinho que vale a pena beber novamente para uma segunda opinião.

Um Italiano Para o Verão


Vinho: Lambrusco
Tipo: Tinto Frisante
País: Itália

Classificação: ***


Na categoria dos frisantes - vinhos levemente gaseificados, que devem ser servidos gelados e que agradam àqueles que não curtem muito vinhos secos - esse italiano tinto surpreende por ser leve e de fácil degustação.

São perceptíveis algumas bolinhas de gás carbônico em seu interior, mas não confundam vinhos frisantes com espumantes que são mais gaseificados e possuem uma pressão maior dentro da garrafa.

Um vinho títipo para sobremesas e momentos mais descontraídos, a graduação alcoólica dele é de apenas 8%, o que o torna quase um suco de uva. Proporciona um prazer imediato ao ser bebido rapidamente.

Pode ser encontrado em supermercados como o Prezunic, e custa em torno de R$ 10,00 à R$ 15,00.

Um vinho que vale a pena experimentar.