domingo, 13 de junho de 2010

Para ter sempre na adega



Oiro da Beira
Portugal
Seco
Cotação: ****



Para o dia dos namorados, uma noite regada à "Oiro da Beira", safra 2005. Trata-se de um vinho português de sabor seco, porém com certa suavidade que certamente agrada aqueles que não são tão chegados à vinhos secos.

Esse, no entanto, por conseguir equilibrar as características "seco" e "suave", segue como uma boa dica de um vinho que vale a pena ter na adega para agradar aos covidados e a si mesmo, e o custo também é convidativo pois custa menos de vinte Reais.

A graduação alcoólica de 13%, não é muito perceptível, graças às características já citadas.

Essa já é a terceira garrafa desse vinho que eu abro e, desde a primeira degustação, faço questão de ter sempre um exemplar dele em minha adega.

domingo, 2 de maio de 2010

Uva Amarga, Sabor Delicioso



Marcus James
País: Brasil
Tipo: Semi Seco
Uva: Merlot
Classificação: ***

Este fim de semana degustei esse Marcus James, Safra 2006, de uva Merlot, semi-seco. Um bom e saboroso vinho que, mesmo sendo levemente amargo, proporciona um grande prazer e satisfação.

O fato também colabora para que a degustação aconteça de forma rápida, pois por não ser doce, quem está o consumindo não enjoa facilmente. Quanto à densidade, o vinho não é tão encorpado, outro fato que acaba apressando a sua degustação.

Aconselhado para degustação em noites frias.


domingo, 11 de abril de 2010

Gallioto: Barato e Eficaz



Vinho: Galiotto
Tipo: Suave
País: Brasil
Classificação: ****


O Galiotto é um vinho doce e saboroso, mas quem está acostumado com vinhos secos fatalmente poderá ficar satisfeito com apenas uma taça. É um vinho viscoso e elagante, sua rolha é feita de material sintético, e é desenhada com as logomarca da família desse vinho.

A versão de um litro é ideal para ser degustada junto a amigos, já que serve cerca de seis taças de tamanho médio.

Por ser muito doce, o ideal é ser bebido mais gelado que o de costume. Aos iniciantes, é recomendado tomar cuidado porque a graduação alcoólica é de 13%, o que pode não ser percebido por causa de suas características.